O TCP possui 564m de cais com dois berços de atracação dedicados a navios full container, com 320 mil m² de pátio para armazenagem de contêineres e 12 mil m² de armazém alfandegado para operações de ova e desova. Dispõe ainda de estrutura para abrigar a Receita Federal e Ministério da Agricultura.
O TCP é um dos únicos terminais brasileiros que dispõem de integração intermodal, disponibilizando ramal ferroviário dedicado para contêineres que adentra ao terminal com escalas diárias.
São seis portões de acesso com balança, informatizados e ligados ao sistema de controle, e um portão especial para cargas com excesso de medidas. A estrutura da empresa conta também com três subestações de 13.8Kva para suportar as tomadas reefer, iluminação e equipamentos portuários e 2.812 tomadas para contêineres reefer, com projeto de aumentar esse número para 4 mil tomadas. As cargas químicas ou perigosas têm uma área de contenção específica, em conformidade com as regras ambientais da certificação ISO 14000.
Confira mais algumas das particularidades de estrutura do TCP:
Infraestrutura
- Pátio de armazenagem de contêineres com 320.000 m².
- Cais de 564 m com dois berços de atracação dedicados a navios full container, com previsão de entrada em operação do terceiro berço em 2013.
- Seis portões de acesso (com balanças) totalmente informatizados e ligados ao sistema de controle. Existe ainda um sétimo portão, especialmente construído para cargas com excesso de medidas.
- Área de contenção para cargas químicas ou perigosas, em conformidade com as regras ambientais da certificação ISO 14001.
- Ramal ferroviário interligado à malha da ALL/Brado.
- O armazém alfandegado conta com 12.000 m² para operações de importação e exportação, utilizando o sistema de docas.
- Câmara de reinspeção para produtos frigoríficos, com duas docas e SIF próprio.
- Janela de atracação: novo mapa
- Tarifário no ambiente restrito
Superestrutura
- 6 STS (Ship-to-shore Gantry Crane): dois Kone Cranes (Panamax); dois IMPSA (Pós-Panamax); e dois Liebherr (Pós-Panamax) para carga e descarga dos navios.
- 2 MHC (Mobile Harbor Crane) Gottwald, para carga e descarga dos navios e também para cargas de projeto.
- 20 RTG (Rubber Tyred Gantry Crane): 16 Kone Cranes e 4 Kalmar, para carga e descarga de caminhões no pátio.
- 5 RS (Reach Stackers): 3 Kone Cranes e 2 Terex, para posicionamento de contêineres cheios.
- 3 EV (empilhadeiras de vazios): 2 Kalmar e 1 Kone Cranes para até 7 contêineres de alto.
- 29 Terminal Tractors: 12 Sisu Magnum e 12 Terberg com 5ª roda e hidramáticos, para movimentação entre pátio e costado.
- Scanner (Raio-X) Heimann Cargo System Silhouette, Scanner Smiths HCVP (xoperação em /2012) e OCR– Optical Character Recognition (operação em 2012).
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