Cada vez mais as pessoas buscam por dietas “milagrosas” para ficar em forma sem ter que fazer muito esforço. E mais um caso de rejeição a certos tipos de produtos foi o de uma jovem de 20 anos que perdeu o movimento das pernas temporariamente após tomar um shake e chá durante um período de oito meses, sem acompanhamento médico.
A auxiliar de laboratório Karina Gonçalves, tinha como objetivo perder 10 quilos para chegar no carnaval em plena forma e acabou perdendo o movimento das pernas. A jovem que pesava 79 quilos chegou a perder 13, três acima do esperado. Mas Karina parou de se alimentar e só tomava líquidos.
"Durante a semana eu tomava o meu café da manhã, mas durante o almoço eu dava uma pausa e fazia só o tratamento. Já no período da tarde eu não comia nada, e quando saía do trabalho tomava o shake e o chá outra vez e ia para a academia. Tudo sem orientação médica", conta Karina.
A auxiliar de laboratório precisou passar por quatro hospitais e oito médicos. Karina chegou a ficar uma semana sem conseguir andar. Dos médicos ela teve a resposta para o problema: a falta de vitaminas no organismo.
O grande motivo para esse tipo de reação, de acordo com a endocrinologista Camila Pitanga Salim, é a falta de vitamina B1 no organismo, que nesse caso específico, provocou a paralisação de estímulos às pernas.
“Qualquer dieta sem acompanhamento médico é de risco. Além disso, cada pessoa tem que ter uma dieta diferente de acordo com cada organismo. No caso da Karina foi ainda pior porque além de não ter acompanhamento médico, ela substituiu refeições de extrema importância por shake, que nunca será igual aos alimentos que nosso corpo precisa”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário