Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Ministro participa da inauguração de novo terminal do Aeroporto de Belo Horizonte

Expansão amplia em 52 mil m² o aeroporto; viajantes terão o que há de mais moderno em serviços aeroportuários

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participou da inauguração do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A entrega da obra vai ampliar em mais de 60% a área atual do aeroporto, acrescentar 17 novas pontes de embarque e dobrar a capacidade para 22 milhões de passageiros/ano. 
Desde agosto de 2014, a concessionária BH Airport (formada pelo Grupo CCR, Zurich Airport e Infraero) assumiu a responsabilidade pela ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto de BH e já investiu mais de R$ 870 milhões na obra, que inclui a reconfiguração do sistema viário de acesso ao aeroporto, a ampliação do pátio de aeronaves, novas vagas de estacionamento, revitalização do terminal existente e a construção de um novo.
Em 2015, O Aeroporto Internacional de BH movimentou mais de 11 milhões de passageiros. Com a entrada das novas instalações, terá capacidade para atender o dobro da demanda pelos próximos dez anos, oferecendo aos viajantes o que há de mais moderno em serviços aeroportuários, disponibilizando um novo patamar de infraestrutura e atendimento aos passageiros e usuários.
Para o ministro dos Transportes, o modelo de concessões é uma alternativa para viabilizar investimentos em infraestrutura, necessários para a retomada do crescimento do País. Além disso, melhora a qualidade dos serviços, emprega inovação e experiência de operadores internacionais ao Brasil. “E cria novos hubs regionais, caso do Aeroporto de BH, que se aproxima de se tornar um dos principais hubs de entrada e saída dos mineiros em direção às regiões Nordeste, Sudeste e Sul e destinos internacionais”, afirmou Quintella.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
A Pesquisa de Satisfação Permanente do Passageiro, realizada trimestralmente pelo Ministério dos Transportes, comprova essa evolução dos terminais concedidos, segundo a opinião dos viajantes. Na última pesquisa, divulgada em outubro deste ano, a média geral de satisfação dos passageiros no Aeroporto de BH foi de 4,20 numa escala que vai de 1 a 5, distante de 3,61 no início da série histórica, em 2013, um aumento de 14%. A meta do governo é de manter os índices acima de 4.

AEROPORTO DE BH EM NÚMEROS: Com o novo Terminal, o Aeroporto Internacional de BH terá:

- Capacidade para 22 milhões de passageiros/ano
- 132 mil m² de área, sendo 52 mil m² na nova área
- 26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais
- 17 canais de inspeção para passageiros (raio-X)
- 9 esteiras para devolução de bagagens
- 3 conjuntos de esteiras rolantes
- 27 elevadores e 14 escadas rolantes
- 4.625 vagas de estacionamento
- 44 posições para aeronaves
- Nova área para embarque e desembarque internacional
- Novas opções de alimentação, lojas e serviços
- A previsão é de que o Aeroporto atinja uma capacidade de 43 milhões de passageiros em 2043.
Fotos: Alberto Ruy - Ascom/MTPA
Vídeo: Pedro Souza - Ascom/MTPA
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil


Nenhum comentário: